Dia de São Jorge será comemorado com alvorada, missas e procissão no Rio

Fiéis oram para São Jorge no dia o santo Foto: Thiago Freitas / Agência O Globo

EXTRA RIO - O dia de São Jorge, considerado o Santo Guerreiro, será celebrado na próxima segunda-feira com uma extensa programação por toda a cidade, que inclui a alvorada, missas, shows e a tradicional procissão. A data em comemoração ao santo é feriado no estado do Rio desde 2008. Na Igreja Matriz São Jorge, em Quintino, na Rua Clarimundo de Melo, haverá a adoração ao Santíssimo Sacramento, às 3h30m, missas de hora em hora, além da tradicional missa de Alvorada, às 5h, com queima de fogos.

Na Igreja de São Jorge da Praça da República, no Centro do Rio, a programação do feriado do Santo será intensa. A primeira missa acontecerá as 5h. Às 18h haverá uma missa solene com o Arcebispo do Rio, o cardeal dom Orani Tempesta. A missa de encerramento acontecerá 20h. Ao longo do dia, no entanto, serão realizadas as missas campais na Avenida Presidente Vargas. A primeira será às 8h, e a última vai acontecer 16h.

Devido aos eventos religiosos em comemoração ao dia de São Jorge, algumas vias da região central do Rio serão interditadas pela CET-Rio. A Avenida Presidente Vargas, pista lateral sentido Candelária, ao longo do Campo de Santana até a interseção com a Praça da República, fica fechada para o trânsito das 22h de domingo até as 23h de segunda-feira. A Praça da República terá interdição total, no trecho compreendido entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua Buenos Aires, das 11h de domingo às 23h de segunda-feira.

Será autorizado o estacionamento na Avenida Presidente Vargas, pista lateral sentido Candelária, junto ao lado direito, entre a Rua Tomé de Souza e a Avenida Passos para veículos de visitantes, a 45° (quarenta e cinco graus), das 5h às 23h de segunda-feira.

SAMBA EM HOMENAGEM A SÃO JORGE

Já neste fim de semana, o show "Salve Jorge, salve Arlindo", no Terreirão do Samba, no Centro do Rio, vai prestar uma homenagem a São Jorge e ao sambista Arlindo Cruz – vítima de um AVC em março do ano passado e ainda em recuperação. O evento, com shows de Arlindo Neto, Jorge Vercillo e Belo, acontece no domingo, a partir das 22h.

A proposta, segundo os organizadores, é estender a festa até as 4h30m de segunda-feira, quando uma procissão vai partir do Terreirão do Samba em direção à Igreja de São Jorge, no Centro do Rio. O ingresso custa R$ 20, com direito à meia-entrada.

Confira a íntegra da programação em Quintino e na Praça da República:

QUINTINO

3h30m - adoração ao Santíssimo Sacramento

4h20m - teatro de São Jorge

5h - missa da alvorada

7h - missa

08h30m - missa

10h - missa

11h30m - missa

13h30m - missa

15h - terço da misericórdia

16h - procissão pelas ruas de Quintino

16h30m - missa

18h - missa

PRAÇA DA REPÚBLICA

Na igreja:

5h - Missa da alvorada

18h - Missa solene com o Arcebispo do Rio

20h - Missa de encerramento

Campal (Presidente Vargas):

8h - Missa pelos falecidos

9h - Missa pelos desempregados

10h - Missa pela família

11h - Missa dos devotos e aniversariantes

12h - Missa em ação de graças, com dom Juarez

14h - Missa pelos aflitos e endividados

15h - Missa pela cura e libertação

16h - Missa pela paz

Link original: Extra Rio

Comentários