Petrópolis, RJ, vira enredo da Escola de Samba Vila Isabel para o carnaval de 2019


G1 - Lançamento oficial será neste domingo (6), na quadra da Escola no Rio. Esta é a segunda vez que a cidade será tema de enredo na Marquês de Sapucaí.

A história da cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, será contada pela segunda vez na Marquês de Sapucaí. O tema foi escolhido pela Unidos de Vila Isabel para o carnaval de 2019 e o lançamento do enredo será neste domingo (6), na quadra da Escola que faz parte do Grupo Especial, no Rio.

Os detalhes do enredo da Vila Isabel ainda não foram revelados, mas uma pesquisa feita pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) mostra que a escola deve destacar a história da Princesa Isabel, filha de D. Pedro II, que dá nome ao bairro carioca e que tem sua história intimamente ligada com a de Petrópolis, onde a família tinha a casa de verão.

"Vila Isabel fazia parte da Fazenda do Macaco quando foi doada por D. Pedro I à sua segunda esposa, a Imperatriz Amélia. Com a ida do casal para Portugal, a fazenda ficou abandonada. Em 1872, o local foi comprado por um empresário, que decidiu lotear e urbanizar a área. Na época, foi escolhido o nome Vila Isabel em homenagem à Princesa Isabel. Hoje, a escola de samba também leva em seu brasão a coroa da princesa", afirma o IMCE.

Para Leonardo Randolfo, diretor-presidente do IMCE, a cultura de Petrópolis é muito rica e deve ser explorada. "Temos muito para mostrar e dentro dessa festa tão bonita, tão popular em todo país, vai valorizar ainda mais o que temos”, disse.

Já o secretário da Turispetro, Marcelo Valente, acredita que a cidade ganhará mais visibilidade o que vai fortalecer ainda mais a imagem de Petrópolis no mundo.



"E isso irá aquecer nossa economia, já que 
o turismo é um dos principais pilares 
do município”, afirma Marcelo.


Em 2018, a Vila Isabel apresentou na Marquês de Sapucaí o enredo "Corre que o futuro vem aí" (Foto: IMCE | Divulgação)

A primeira vez que a cidade foi homenageada na Sapucaí foi em 2002, com o enredo "Serra acima, rumo à terra dos coroados" da Escola Unidos do Porto da Pedra, também no Grupo Especial. Autor do enredo, Arthur Varella lembra que o desfile, na época, teve a participação de petropolitanos em diversas alas, além do Coral dos Canarinhos, grupo tradicional da cidade.

Atualmente, Arthur atua como superintendente de Cultura do IMCE e afirma que, assim como em 2002, a ideia é que ao longo de 2018 haja integração entre a Escola da Vila Isabel e Petrópolis.

"O objetivo é que possamos integrar as festividades neste ano. Em 2001 chegamos a receber a Festa do Protótipo de Figurinos, quando as roupas são apresentadas aos integrantes de cada ala, no Palácio Quitandinha", conta Arthur.

O carnaval do Rio conta com 13 escolas no grupo especial e é transmitido para todo o Brasil e mais de 100 países. Ao todo, são 500 mil pessoas no sambódromo em todos os dias e desfiles de todos os grupos, uma movimentação de R$ 3 bilhões apenas na capital que chega a receber 1 milhão de turistas.

Por Aline Rickly
Link original: G1 - Região Serrana InterTV

Comentários