"Mussum - O Filmis" é o grande vencedor do Festival de Gramado

Aílton Graça, que interpreta o protagonista na obra de Silvio Guindane, foi premiado como Melhor Ator: estreia no cinema será em novembro (Desiree do Valle)
Postagem original: Correio Popular por Aline Guevara/ cadernoc@rac.com.br | 22/08/2023 às 10:22

A cerimônia de premiação do 51º Festival de Cinema de Gramado, no último sábado, destacou o longa-metragem "Mussum - O Filmis", do cineasta Silvio Guindane. A produção que retrata a vida do humorista e sambista Mussum levou para casa seis Kikitos: Melhor Filme, Trilha Musical, Júri Popular, Atriz Coadjuvante para Neusa Borges, Ator Coadjuvante para Yuri Marçal e Ator para Aílton Graça, que vive o protagonista. "O cinema me salvou. A arte salva, o cinema salva, e hoje eu estou retornando a este Festival, ... um dia eu comecei a fazer cinema, ainda criança aqui neste Festival", declarou o diretor, emocionado. O filme estreia nos cinemas brasileiros em 2 de novembro.

Vera Holtz também brilhou ao vencer a categoria de Melhor Atriz por "Tia Virgínia". O longa ainda levou as estatuetas de Melhor Roteiro, Direção de Arte, Desenho de Som e Prêmio da Crítica. Protagonizado por Matheus Nachtergaele, "Mais Pesado é o Céu" ganhou quatro Kikitos, incluindo Melhor Direção para Petrus Cariry, Fotografia, Montagem e Prêmio Especial do Júri, entregue à atriz Ana Luiza Rios. Já o documentário "Anhangabaú", de Lufe Bollini, e o longa-metragem gaúcho "Hamlet", de Zeca Brito, foram os melhores filmes em suas mostras.

- Publicidade -

HOMENAGENS

As atrizes agraciadas com o Troféu Oscarito (o mais importante prêmio honorífico do evento) foram Laura Cardoso, de 95 anos, e Léa Garcia, que morreuna data em que receberia a honraria - seu filho, Marcelo Garcia, aceitou o prêmio em seu lugar. Laura também foi imortalizada na Calçada da Fama do Palácio dos Festivais deixando a marca de suas mãos e assinatura no local, assim como Alice Braga, que ainda subiu ao palco para receber o Kikito de Cristal.

Comentários